Está disponível para download o gabarito comentado do Teste do Progresso, aplicado no dia 08 de outubro. A avaliação teve 120 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas, abordando situações clínicas esperadas para a formação do médico generalista.

Para fazer o download do gabarito clique aqui.

No dia 03 de outubro, o professor Helvécio Neves Feitosa, do Departamento de Saúde  Materno Infantil da Faculdade de Medicina da UFC (FAMED/UFC), realizou a defesa de sua tese de Doutorado em Bioética na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Aprovada por unanimidade com a classificação máxima da FMUP, a tese teve como título “O desenvolvimento de competência de juízo moral entre estudantes de Medicina: estudo transcultural”, com orientação de Rui Manuel Lopes Nunes, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, chefe do Departamento de Bioética da FMUP e  coordenador do  Programa Doutoral em Bioética.

A FAMED/UFC congratula-se com a conquista do doutorado do seu docente e parabeniza o professor Helvécio Neves Feitosa.

Fonte: Direção da Faculdade de  Medicina  UFC

I Simpósio Internacional e Latino Americano de Clostridium difficile será realizado de 11 a 12 de novembro

 

Estão abertas as inscrições de trabalhos até o dia 15 de outubro para o I Simpósio Internacional e Latino Americano de Clostridium difficile: Epidemiologia, patogênese, prevenção e tratamento. O evento será realizado nos dias 11 e 12 de novembro. As inscrições para ouvintes podem ser feitas até o dia 30 de outubro.

 

O público do Simpósio são alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área da Saúde. A programação contará com palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e de pôsteres. Estarão presentes palestrantes nacionais (Rio de Janeiro e Minas Gerais) e internacionais (Costa Rica, Chile, Estados Unidos e Inglaterra), que compartilharão suas experiências.

 

Sobre o Simpósio

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC em parceria com os programas de Pós-Graduação de Microbiologia Médica, Farmacologia e Ciências Médicas.  Colaboram com o Simpósio, a CAPES, o CNPq, o Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro (INCT-IBISAB), FUNCAP, Biomérieux, Leica e Promega.

 

O objetivo do evento é criar um ambiente científico propício para a promoção de parcerias e colaborações voltadas para a investigação da patogênese, detecção, prevenção e tratamento da doença induzida pela bactéria Clostridium difficile, cuja incidência e gravidade vêm aumentando mundialmente.

 

O Simpósio será realizado no Auditório do HEMOCE (Rua Capitão Francisco Pedro, SN, Rodolfo Teófilo).

 

Mais informações no site do evento ou pelo e-mail cdiff.ufc.br@gmail.com

 

Com informações da professora Gerly Anne de Castro Brito e da Comissão Organizadora do Simpósio.

O médico Claudio Giulliano Alves da Costa ministrará o curso “Prontuário Eletrônico e Certificação Digital na Saúde” no dia 07 de outubro, em São Paulo. O curso é realizado pela Folks e-Saúde e o valor do investimento é de R$ 680,00.
O conteúdo programático do curso abordará o conceito de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), o processo de implantação do PEP em uma instituição de saúde, a Certificação de Software da SBIS-CFM, entre outros temas. Profissionais da Saúde e da Tecnologia da Informação, gestores de instituições de saúde e demais interessados podem se inscrever pelo formulário eletrônico . A programação completa pode ser conferida aqui.


Sobre o ministrante
Claudio Giulliano Alves da Costa é médico e mestre em Informática em Saúde pela Unicamp e certificado em gestão de sistemas de informação em saúde pela HIMSS, nos Estados Unidos. É membro titular e diretor da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), tendo sido Presidente da instituição entre 2009 e 2012.

Editou a cartilha do Conselho Federal de Medicina (CFM) “Prontuário Eletrônico – A Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde”. Atualmente é diretor-presidente da Folks e-Saúde - Consultoria e Treinamento em Informática em Saúde.

 

Saiba mais

Prontuário Eletrônico do Paciente é uma ferramenta da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que possibilita o registro de informações atualizadas sobre a saúde do paciente, podendo ser compartilhada com o corpo clínico que realiza o atendimento.

Para garantir o respeito às normas e aos padrões dos prontuários eletrônicos, o Conselho Federal de Medicina e a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde estabeleceram a Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde.


Serviço
Curso “Prontuário Eletrônico e Certificação Digital na Saúde”
Data: 07 de outubro de 2014
Local: Acctiva Treinamentos - Av. Paulista, 1159 - 16º andar - Cerqueira César - São Paulo/SP
Informações: folks@folksesaude.com.br / (11) 3253-2040
 

  • Gabarito comentado do Teste do Progresso

  • Professor da Famed/UFC defende com louvor tese na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

  • I Simpósio Internacional e Latino Americano de Clostridium difficile

  • Curso aborda Prontuário Eletrônico do Paciente

 

 

      Laboratório de Habilidades

O treinamento de habilidades clínicas dentro do currículo médico visa desenvolver as competências necessárias para o exercício adequado da medicina. [+]

 

      Espaço Acadêmico e Ligas

+ ver todas
+ cadastre sua liga

     Cursos

Influenza A (H1N1)

Periódicos Capes

Biblioteca Virtual em Saúde

Acompanhe a Medicina:
Twitter
Orkut
Youtube
 Visitantes:
10.982