Entre os dias 16, 17 e 18 de setembro, ocorre a VII Maratona do Conhecimento, realizada pela Biblioteca Universitária da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na edição deste ano, haverá treinamentos para o Portal de Periódico CAPES e para o Portal Saúde Baseada em Evidências.

O evento será realizado no Auditório do Centro de Ciências (Campus do Pici, Bloco 902, em frente ao Restaurante Universitário, Fortaleza, CE). As inscrições da VII Maratona são gratuitas e devem feitas de acordo com as atividades escolhidas:

- Treinamento do Portal de Periódicos CAPES: acessar www.periodicos.capes.gov.br (clique no menu Treinamentos, localize o Treinamento da UFC no Calendário  e clique em Solicitar inscrição).

- Treinamento do Portal Saúde Baseada em Evidências: inscrição pelo formulário online.

 

O objetivo da VII Maratona do Conhecimento é difundir ferramentas e fontes de informação acadêmicas e técnico científicas, promovendo o desenvolvimento de habilidades referentes à busca, ao acesso e à utilização de informações para construção do conhecimento. O evento é voltado para alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, bibliotecários e demais interessados. Serão emitidos certificados de participação.

Saiba mais
O Portal de Periódicos da CAPES é uma biblioteca virtual que oferece acesso a mais de 37.000 revistas científicas, 130 bases de dados de referências e resumos para levantamento bibliográfico, e mais de 250.000 documentos entre livros eletrônicos, relatórios, patentes, trabalhos apresentados em eventos e outros tipos de publicações não seriadas.

O Portal Saúde Baseada em Evidências é uma nova ferramenta de informação técnico-científica, com o objetivo de apoiar a prática clínica como também a tomada de decisão para a gestão em saúde e qualificação do cuidado, auxiliando, assim, os profissionais da saúde.

Confira a programação completa aqui.

Mais informações: (85) 3366.9514

Luiz Roberto de Oliveira, professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC, participa do 1º Curso Internacional Inomed de Monitorização Eletro-fisiológica Intra-operatória, no dia 04 de setembro, em São Paulo.

O evento contará com as presenças dos convidados internacionais Dr. Gianlorenzo Gionigi (Itália) e Dr. Marcin Barczynski (Polônia). O curso está divido em dois módulos: “Monitorização Intermitente em Cirurgia de Tireoide” e “Monitorização Contínua de N. Vago”.

A Monitorização Eletro-fisiológica Intra-operatória é um recurso a mais no processo cirúrgico que auxilia na preservação dos nervos laríngeos recorrentes e do nervo facial em tireoidectomias e cirurgias de ouvido ou de parótida. O funcionamento se dá por meio de monitor e eletrodos que identificam os nervos que devem ser preservados. A técnica possibilita uma melhor qualidade de vida ao paciente.
 

Clique aqui para ver o cartaz.

Ocorrerá nos dias 16 a 19 de setembro de 2014 o III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE (SINFORGEDS), no Mareiro Hotel localizado na Av. Beira Mar, 2380. Meireles – Fortaleza- Ce.


O SINFORGEDS é bienal e as ações desta terceira edição se concentrarão nas reflexões teórico-práticas por meio de mesas de debate, apresentação de comunicações e oficinas.

O evento tem como coordenação geral: a Profa. Dra. Virginia Bentes Pinto (UFC) e o Prof. Dr. Henry de Holanda Campos (UFC).

 

Público-Alvo: Gestores de organizações de saúde, profissionais e estudantes das áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Ciências da Saúde, Computação, Letras, Tecnologia de Informação, Comunicação, Informática e demais interessados nessas temáticas.


Maiores informações sobre inscrições, credenciamento e programação acessar o site do evento: http://www.sinforgeds.com/index.php/sinforgeds/sinforgeds2014

 

Confira o folder do evento aqui.

 

Estão abertas, até o dia 31 de agosto, as inscrições para a Seleção de Orientadores de TCC para o Curso de Especialização em Saúde da Família, ofertado pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância da UFC (NUTEDS/UFC). Veja os detalhes da Chamada abaixo:

CHAMADA – SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE TCC

 

O Curso de Especialização em Saúde da Família, modalidade a distância, oferecido pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), abre chamada para a Seleção de Orientadores de TCC. O público-alvo (médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas) do Curso são profissionais da saúde que atuam nos programas Mais Médicos e Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab).

 

O tipo de TCC adotado será um plano de intervenção. Cada orientador poderá acompanhar de 5 (cinco) a 10 (dez) cursistas. A apresentação do TCC ocorrerá em janeiro (PROVAB) e março (MAIS MÉDICOS) de 2015.  O acompanhamento do orientador ocorrerá a distância e presencialmente.

 

Pré-requisitos dos candidatos a orientadores de TCC:

- Possuir graduação na área da saúde (médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas) ou afins com experiência comprovada na área da Atenção Básica em Saúde;

- Possuir mestrado;

- Residir nas Macrorregiões de Cariri, Fortaleza e Sobral do estado do Ceará.

 

Inscrição

As inscrições devem ser feitas pelo formulário disponibilizado aqui até o dia 31 de agosto de 2014.

 

Vagas

PROVAB – 70

MAIS MÉDICOS - 70

*70% das vagas de cada programa serão destinadas para Professores da UFC

 

Seleção

A seleção se dará em uma única etapa, consistindo em Análise Curricular.

 

Contará como diferencial para classificação do candidato a orientador as seguintes atividades:

 

Atividade

Pontuação

Ser professor da Universidade Federal do Ceará (UFC)

1 (um) ponto

Ser supervisor do Programa Mais Médico ou Provab

1 (um) ponto

Experiência na área de Atenção Básica

0,5 (meio) ponto por semestre

 

 

Remuneração

A atividade de orientador é remunerada. O valor bruto por orientação de TCC concluída será de R$ 300,00. Para participação como avaliador de outras bancas o valor bruto por banca é R$ 100,00. Não haverá vínculo empregatício com o NUTEDS/UFC.

 

Divulgação dos resultados

O resultado da seleção de orientadores estará disponível no dia 03 de setembro de 2014 no site do NUTEDS/UFC (www.nuteds.ufc.br) e na secretaria do NUTEDS/UFC localizada no Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da UFC – NUTEDS, na Rua Prof. Costa Mendes, 1608 - Térreo - Bloco Didático Rodolfo Teófilo, CEP: 60430140, Fortaleza – CE.

 

Sobre o curso

O Curso de Especialização em Saúde da Família é voltado para profissionais da saúde participantes dos programas Mais Médicos e Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab). É promovido pela Rede da Universidade Aberta do SUS (Rede UNA-SUS), da qual o NUTEDS/UFC é integrante. Adotando o modelo da educação à distância, o curso aborda diferentes temas que se inserem na prática cotidiana do profissional da Atenção Básica à Saúde.

*Divulgue esta mensagem entre possíveis interessados

Coordenação – Curso de Especialização em Saúde da Família/NUTEDS/UFC.

Mais informações pelo telefone 3366-8055 ou através do e-mail cesf.supervisao.tcc@gmail.com

  • VII Maratona do Conhecimento terá treinamento do Portal Saúde Baseada em Evidências

  • Professor do Departamento de Cirurgia participa de curso internacional

  • III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE (SINFORGEDS)

  • Seleção de Orientadores de TCC – Curso de Especialização em Saúde da Família

 

 

      Laboratório de Habilidades

O treinamento de habilidades clínicas dentro do currículo médico visa desenvolver as competências necessárias para o exercício adequado da medicina. [+]

 

      Espaço Acadêmico e Ligas

+ ver todas
+ cadastre sua liga

     Cursos

Influenza A (H1N1)

Periódicos Capes

Biblioteca Virtual em Saúde

Acompanhe a Medicina:
Twitter
Orkut
Youtube
 Visitantes:
10.982